← Back to portfolio
Published on 20th December 2018

Como usar o proxy server

Comparado com outros proxys, a configuração do Analog-X é bastante simples e ele tem a grande vantagem de ser gratuíto. Porém, o programa também tem suas limitações. Ele pode ser quase ideal para alguns usuários e ser inusável para outros, depende do que você precisar usar através da rede e do que esperar do programa.

Estas configurações valem caso você prefira usar outro proxy qualquer, que também exija configuração manual nas estações. Basta verificar quais são as portas usadas pelo proxy para cada protocolo. Outro comentário importante é que ao contrário do ICS do Windows, o Analog-X pode ser usado para compartilhar a conexão com estações rodando outros sistemas operacionais, Linux, Free BSD, Mas OS, etc. sem problemas. Basta configurar a rede e configurar o browser para acessar através do proxy.

Como usar o proxy server

Nas estações, abra o programa de e-mail e nos campos dos servidores POP e SMTP, coloque o endereço IP do servidor, 10.0.0.1 por exemplo. A estação enviará o pedido ao proxy que se encarregará de baixar os e-mails nos endereços indicados nos alias. Você pode adicionar mais de um alias, mas existe uma limitação quanto a isso que é o fato de não ser possível acessar duas contas de e-mail, como o mesmo login em servidores diferentes. Por exemplo, você pode acessar as contas visitante@guiadohardware.net e voce@seuprovedor.com.br, mas não poderá acessar voce@seuprovedor.com.br e voce@outroprovedor.com.br, a menos que fique toda hora mudando o alias no servidor. O Analog-X é bem deficitário nesse aspecto.

O Analog-X Proxy, que pode ser encontrado na seção de download, é um proxy bastante leve e fácil de usar que pode ser usado no caso de você não estar usando uma versão do Windows que já possua o Internet Conection Sharing, ou caso você não esteja conseguindo compartilhar a conexão através dele. Se você está procurando informações de como montar sua rede doméstica, ou como usar o Internet Conection Sharing do Windows, pode ler o meu tutorial sobre isso no link abaixo:

Marque a opção “Usar um servidor Proxy” e clique em “Avançado”. Nos campos coloque o endereço IP do micro que está com a conexão, como por exemplo “10.0.0.1” e a porta a serr usada para cada protocolo. As portas usadas pelo Analog-X são as seguintes:

Se o ícone estiver vermelho, significa que o proxy não está funcionando. Isso costuma acontecer caso você tenha algum outro programa servidor rodando na máquina, como por exemplo um servidor de SMTP (como o ArgoSoft Mail Server), um servidor de FTP, etc. Assim como outros proxy’s, o AnalogX não custuma se entender muito bem com esses programas. Basta desativar o programa que estiver em conflito com ele e reinicializar o micro para que tudo volta à normalidade.

Outro problema grave é o acesso a e-mail via POP3. Você poderá usar Webmails, via browser, sem problema algum, mas existem várias limitações para baixar os e-mail apartir de um servidor de POP3. Vou explicar o que se pode fazer quanto a isso no final do tutorial.

Com o proxy funcionando, abra a janela de configurações. Não existe muito a se configurar por aqui. você deve basicamente escolher quais protocolos devem ficar ativos, se você não for maníaco por segurança, deixe todos ativados. Se preferir, ative também o log, que será armazenado no arquivo “proxy.log”, dentro da pasta onde o Proxy foi instalado

Por causa das limitações, é recomendável usar o Analog-X se a idéia for basicamente navegar através do Browser. Se você realmente precisar do ICQ e de e-mail via Pop3 em todas as estações, o mais recomendável é usar um proxy com suporte a Nat, como o Wingate, ou usar o Internet Conection Sharing do Windows.

Deixe o campo “Gopher” em branco, pois o Analog-X não suporta este protocolo. O Gopher é um protocolo para buscas de arquivos, mas muito pouco usado atualmente. Creio que por isso o criador do Proxy nem se preocupou em adicionar suporte a ele.